sábado, 19 de outubro de 2013

Nós por turnos

As miúdas crescem, rápido, muito rápido. E com o crescimento crescem também as habilidades, as asneirolas e a inquietude. Faço um rewind e rápidamente chego à conclusão de que a MJ está pior do que nunca, e que a Constancinha começa a mostrar o seu lado de pequena fera. Cada vez dormem menos. Independentemente da hora a que se deitam acordam entre as 7.30 e as 8.00, e as sestas no caso da baby menor, são mais curtas, no caso da MJ são inexistentes. Fórmula explosiva, humores comportamentos aguçados que colocam aqui os papás a treparem paredes lisas. Tudo o resto se torna numa bola {crescente} de neve. Ficamos com menos paciência e acabamos por ficar o tempo todo em casa, rotos da cabeça e de espirito. Como pode não melhorar?? Como?? Apanho a MJ a fazer cada vez mais tolices, desde colocar a comida no copo da água e comer aquilo que já foi comida, mesmo do copo, a lamber os pés, sujissimos, pois não se mantém mais de 5 minutos calçada, a querer constantemente despir-se, a pedir constantemente bolachas, cereais e porcarias enfim. Ja demos com ela a despejar a água com detergente da escovinha do WC mais do que uma vez...lambe o cachaço da cadela...eu podia estar aqui até amanhã, a escrever, não chegaria. Chego ao fim do dia, tremem-me as mãos, dói-me o corpo, estou quase rouca. Não tenho mais livros que possa ler, já por cá passaram os do Mário Cordeiro, o Besame Mucho e até o Pequeno Ditador. O que vai ser dela quando crescer? Vai bater em nós? Vai fumar com 12 anos? O quê? A vinda da Rosita foi por ela. Foi por acreditar que lhe fizesse bem, porque ela adora cães. Mas ... once again, mistake. Grita-lhe. Enxota-a. E no minuto a seguir diz que gosta muito dela. Temos um quarto de brinquedos com tudo de melhor, tem uma cozinha, mil comidinhas, uma mini biblioteca, uma casinha de brincar. Nada serve. Com nada se brinca. 5 canais de desenhos animados. Nenhum serve. Desenhos só no Ipad da mamã ou no Pc do papá, e de preferência quando estão a ser usados. O pediatra diz que é uma criança normal, apenas com uma personalidad bem vincada. Mas nunca vi, nada assim. Se calhar não estava preparada para isto de ser mãe, se calhar é tudo culpa minha e não sei fazer melhor. Dou por mim a não sentir alegria, a não ter paciência, outras vezes acho que exagero. É a nossa vida por turnos.

4 comentários:

  1. Eu inscrevi.me aqui: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=445302005581210&set=a.184662088311871.36776.118852761559471&type=1&theater

    Não sei se lhe fará sentido.

    Um beijinho e força

    Fernanda

    ResponderEliminar
  2. Martinha, nota-se um desespero neste post que espero que seja temporário. A MJ é, concerteza, uma criança normal. Que um dia vai crescer e vai saber canalizar toda essa energia, todo esse furacão que ela é para coisas boas ;)
    Já experimentaram uma atividade extra-curricular? Que a canse mesmo? :)

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que será mesmo comportamento normal da idade. E também acho normal que se sinta assim exausta. Cá em casa, com dois pequenos seres de 20 meses, também me sinto muitas vezes assim. Ser mãe a tempo inteiro tem as suas vantagens mas é extremamente desgastante em certos dias.
    É difícil, pois não sabemos como deveremos agir ou se agimos corretamente.
    Espero que essas fases sejam passageiras e enquanto isso, faça como eu... inspire fundo várias vezes (isto quando a vontade é mesmo dar um grande grito de desespero!).

    ResponderEliminar
  4. É normal. É a primeira vez que passo aqui, mas não quero deixar passar umas dicas. Nós somos a guias dos nossos filhos, por isso quando lhes dizemos que se portam sempre mal, eles portam-se sempre mal. O segredo aqui é o reforço positivo: "MJ, como é que conseguiste pôr toda essa comida no copo? Isso é difícil, mas um pouco tonto. Vamos ver se consegues pô-la no prato e comer com a colher?" / Lamber os pés? Pareces uma contorcionista!! Vamos lavá-los no bidé e escolher umas meias quentinhas? Muito bem. Tu sabes. Tu consegues."
    Este positivismo faz milagres, mesmo connosco, obrigando-nos a ver o bom da situação. Assim não perdemos as estribeiras. Não é fácil mas vale mesmo muito a pena. Boa sorte!

    ResponderEliminar