quinta-feira, 4 de julho de 2013

Make up Artist

Conheci o trabalho da Mimi através do Facebook, e soube de imediato que lhe iria dedicar um post. A postura da Mimi, a sua simpatia e o seu trabalho de excepção conferem-lhe um brilho inato, daqueles que nos ficam na memória. Convidei-a para uma entrevista que partilho convosco.

1-Mimi, como começou esta paixão pela maquiagem?
A minha paixão pela maquilhagem começou muito cedo, a minha mãe viveu na Suiça nos anos 70 e 80 e a maquilhagem, os vernizes e as cores fortes, faziam parte da vida dela e quando voltou para Portugal era eu criança e ficava fascinava com os produtos de maquilhagem e as cores, adorava ver a minha mãe a maquilhar-se e eu queria também andar sempre de unhas pintadas e batom (e andava muitas vezes).


2- Quais os primeiros produtos de maquiagem que compraste, tens ideia?
Sim tenho, máscara de pestanas - comecei a usar aos 13/14 anos, juntei dinheiro para comprar um "rimel" porque era o produto que notava mais diferença quando a minha mãe colocava, ah e foi da Maybelline. O outro produto (comprei no mesmo dia) foi um creme para o rosto, a paixão por cremes é tao grande como a por maquilhagem. :)


3- Quando é que te apercebeste que esta paixão seria algo mais sério?
Quando me apercebi que a minha mãe usava a maquilhagem como terapia para a depressão, ela não saía de casa sem maquilhagem (nem que fosse só um lápis azul ou batom vermelho), era a "arma" dela para se sentir mais bonita e enfrentar o "mundo". A lembrança e imagem mais bonita que tenho hoje da minha é dela a passar o batom vermelho.

4- Profissionalmente sempre estiveste ligada a esta área?
Sim, mesmo quando tive outros trabalhos (porque não é facil viver desta profissão e montar um kit é muito dispendioso) sempre fiz trabalhos de maquilhagem como freelancer.





5- Dás formação, tens o blog, fazes maquiagem a noivas, tens a parceria com a Marta Fragateiro, és a mulher dos sete oficios! O que te dá mais gozo? Porquê?
É simpático pensares isso, porque nunca me ocorreu que fosse a mulher dos sete oficios. O que gosto mais de fazer agora, que já tenho alguma experiência e já fiz coisas muito diferentes nesta área é ensinar, é dar aulas de maquilhagem e ver mulheres que não sabiam se maquilhar a redescobrir a beleza delas através da maquilhagem e a usarem como uma terapia e uma mais-valia para a auto-estima. Ver os olhos delas a brilhar e o entusiasmo em querer aprender mais faz-me sentir que este é o meu caminho.


6- Já te devem de ter passado imensas noivas pelas mãos. Lembras-te da primeira?
Lembro e costumo contar essa história nos workshops de maquilhagem de noivas, a minha primeira noiva foi logo após o curso de maquilhagem que fiz e os cursos ensinam teoria, truques, para que servem os produtos, etc mas na prática, bem na prática a coisa é bem diferente e todas as pessoas são diferentes e senti que não estava preparada, que não tinha praticado o suficiente e na noite anterior não dormi, fiquei afónica e ofereci-lhe a maquilhagem. Já vi as fotos e estava super natural (como ela queria) e não fiz asneiras (respirei de alívio nesse dia).
A minha primeira noiva trouxe-me um grande sentido de responsabilidade em relação às noivas.


7- Achas que as mulheres portuguesas estão a dar mais importância à beleza? Ao cuidado com os produtos que usam, quer de tratamento, quer de maquiagem? Onde achas que erramos?
Acho que ultimamente sim, as mulheres portuguesas estão mais preocupadas em ter uma imagem mais cuidada tanto a nível de cuidados com a pele como com a maquilhagem e aos poucos as ideias pré-concebidas que a maquilhagem é uma máscara ou que estraga a pele ou que é algo fútil começa a ser desmitificado (finalmente), contudo ainda há um longo percurso pela frente. Um dos maiores erros é quando compram produtos que nada tem a ver com o tipo e estado de pele, podem ser muito bons mas se não forem o mais indicado podem desencadear reações menos boas é sempre importante consultar alguém entendido no assunto; na maquilhagem ainda se vê bases de cor errada para simular uma pele mais morena, ausência ou excesso de blush, entre outros e outro grande erro (a meu ver) é em dias especiais e importantes não procurarem um serviço profissional especializado. Hoje em dia com a internet e com o fácil acesso a tanta informação é muito mais fácil encontrar profissionais qualificados e ajuda para adquirir este ou aquele produto, há blogues muito bons que são uma ajuda preciosa na hora de escolher e comprar.

8-Diz-me um produto de maquiagem e outro de tratamento de rosto que todas as mulheres deveriam de ter e porquê. ( produto e marca).
Só um? Esta é difícil, mas de maquilhagem seria a máscara de pestanas (abre o olhar, torna-o mais bonito e feminino), a marca aqui é irrelevante mas a Maybelline tem máscaras boas e preço acessível e a Lancôme sempre foi a minha preferida nas máscaras! De tratamento, um creme hidratante adequado ao tipo e estado de pele de preferência com factor de proteção solar SPF, por norma aconselho cremes de farmácia e tenho preferência pessoal pela Uriage.

9- Nenhuma mulher deveria de sair de casa sem.....
Protector solar, creme hidratante, corrector de olheiras, máscara de pestanas, protector labial e blush para dar aquele arzinho de saúde :).

10- Projectos para o futuro?
Esta também é dificíl, porque vivo um dia de cada vez e enquanto poder fazer o que amo e dar de mim a quem precisa viver o presente é o que realmente me interessa.
"Obrigada Marta, por esta entrevista tão interessante, gostei muito de responder a estas perguntas."
 
Obrigada eu Mimi!

2 comentários: