segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O pediatra cinco estrelas da MJ


Adoro o pediatra da minha filha. Por todos os motivos e mais alguns. No outro dia saiu uma entrevista dele no jornal, hoje encontrei esta na net.


"Foi lançado recentemente o livro «Vivências de um médico oncologista pediátrico». A obra, editada pelas Edições Afontamento, é da autoria do Dr. Armando Pinto, actualmente a exercer Oncologia Pediátrica no Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia do Porto.

Na opinião do autor, o livro dá a conhecer «um conjunto de histórias em que um relator conta o que "um doutor" pensa, sente e vive, questionando e questionando-se, interpretando o que sente e o que sentem os vários intervenientes na vida no sector da saúde».

O lançamento da obra teve lugar no início de Outubro, no IPO-Porto, tendo sido apresentada pela Dr.ª Teresa Barbosa, da Associação Acreditar (Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro).


Armando Pinto
O Dr. Armando Pinto nasceu no Porto, nos anos cinquenta do século XX. Fez a instrução primária, o curso liceal, os estudos universitários, o internato médico geral, o serviço médico à periferia e o internato de especialidade de Pediatria nas regiões do Porto e Aveiro Norte, com uma saída do país para Bordéus onde fez um estágio também no âmbito da Pediatria.
Actualmente exerce Oncologia Pediátrica integrado no Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia do Porto.
É casado e pai de três filhas.




Testemunho
Susana Almeida (mãe de doente oncológico):
«A franqueza que pôs no seu livro é a que lhe conheço, e, confesso, aprecio em si o seu lado aberto e transparente de olhar o mundo. Revela o Doutor aspectos da sua humanidade que nem sempre serão fáceis de experimentar e de gerir face ao sofrimento do outro e também ao de si próprio. Sendo o trabalho humano inerentemente complexo, tem papel muitas vezes ingrato o Doutor, agente de boas, mas, muitas vezes, de más notícias, parecendo ter que carregar o ofício sobre-humano de salvar, de curar, de manter ou de dar vida e (ainda e sobretudo!) o de afastar a morte. Apraz-me encontrá-lo a olhar para o seu caminho de ser humano cuidador e vê-lo a encontrar-se cada vez mais com o outro, mas essencialmente consigo mesmo.»





Dr. Armando Pinto: «Para as pessoas que querem saber o que vai na cabeça e no coração dos que actuam na primeira linha de luta contra o cancro pediátrico, compus este livro.»


Nota do Autor:

Os médicos oncologistas pediátricos são frequentemente confrontados, pelos seus colegas, familiares, amigos e conhecidos, com questões do género: «Vocês têm uma vida difícil!», «Como é que aguentam!?», «Conseguem dormir sossegados?», «Quando os vossos filhos adoecem… pensam logo que é cancro, não é!?».

Também os familiares dos doentes abordam este tema, por vezes logo na primeira entrevista. Não pretendo neste livro responder directamente a essas perguntas. Mas quero exprimir como vivencio esta realidade: a minha visão, a minha versão, a minha paixão, a minha culpa, a minha vaidade, a minha tristeza, a minha frustração, a minha alegria, a minha dor, a minha esperança. Sei – vivencio… – que, para alguns, muito do que sinto não é surpresa! Que o mesmo é corrente no espírito dos meus colegas de profissão e de trabalho! Mas… espero que compartilhem comigo as vivencias retratadas neste livro, comparando-as com outras mil histórias que contamos uns aos outros. Umas animam-nos, outras abatem-nos!

Para as pessoas que querem saber o que vai na cabeça e no coração dos que actuam na primeira linha de luta contra o cancro pediátrico, compus este livro. Não é um testemunho! Não é a verdade! Porque a minha verdade é a minha fantasia! "

- Dr. Armando Pinto

1 comentário:

  1. Olá querida! Conheço o Dr. Armando e também o "adoro". Tem uma maneira única de lidar com as crianças!! Um excelente profissional e que nos atende sempre que seja preciso. Beijinhos

    ResponderEliminar