quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Os cães e a crise


Quem me conhece sabe da minha paixão por cães.

Infelizmente damos muito valor aos canitos de raça, porque são padronizados, porque fica melhor dizer eu tenho um qualquercoisashire do que eu tenho um rafeiro, porque inchamos mais o peito quando os estamos a passear. Á porta do nosso prédio costumam estar dois cães lindos (rafeirolas), que fazem companhia ao guarda nocturno. Chamo-os de "ciganitos", porque pertencem a uns ciganos que moram relativamente perto de nós. O guarda nocturno, que convive mais com estes cães diz que nunca viu nada assim, são amigos, obedientes, e "parece que querem falar". Contou-nos que são maltratados, que passam fome, que apanham coça da velha e que estão infestados com pulgas. O que mais me entristece é que há neles um olhar de devoção e de amizade para com o guarda nocturno que contado ninguém acredita, e, que não podemos fazer nada aos cães porque "aparentemente" têm dono.

Hoje ao ler o JN, dou com uma reportagem de uma associação de amigos dos animais em Santo Tirso, que está sem dinheiro para alimentar os cães que lá moram. Relatam histórias horrendas dos animais que por este ou aquele motivo lá foram parar. Gelo. Corta-me o coração. Os animais não têm voz para se defender. Não podem ir trabalhar. Não têm rendimento minimo. Estes vivem da boa vontade de quem os vai ajudando como pode e do voluntariado. Esta é apenas uma das associações de animais em muitas que concerteza estarão nestas ou em piores situações. Por favor ajudem! Não queremos olhinhos tristes. http://www.asaastirso.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário